Dr. David Bevilacqua

Entenda a Neurocirurgia

Você sabe exatamente o que um médico neurocirurgião faz e quais doenças ele trata?

A neurocirurgia é a especialidade médica que cuida do diagnóstico e tratamento cirúrgico das mais diversas doenças que acometem o sistema nervoso central, periférico e coluna vertebral.

O que isso significa?

Significa que o neurocirurgião é o médico que trata doenças como:

• Malformações do sistema nervoso central;
  • Hidrocefalia e distúrbios da circulação liquórica;
  • Aneurismas cerebrais e demais doenças vasculares do sistema nervoso central;
  • Tumores cerebrais e medulares;
  • Traumatismo raquimedular;
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Doenças da coluna vertebral (dores da coluna vertebral, hérnias de disco, escoliose, etc);
  • Entre outras.

A consulta com um neurocirurgião deve ser feita sempre que houver quaisquer dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento cirúrgico de alguma doença do sistema nervoso central e coluna vertebral.

Além disso, o médico neurocirurgião também acompanha doenças relativas a outras especialidades médicas, como:

• Neurologia;
  • Reumatologia;
  • Endocrinologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Entre outras.

Prazer! Eu sou Dr. David Angelo Bevilacqua, médico neurocirurgião, e busco exercer a neurocirurgia de forma humana e técnica, visando o alívio do sofrimento e bem-estar dos meus pacientes.

Últimas publicações

A dor lombar ou dor na lombar é uma das principais causas de falta ao trabalho e incapacidade permanente na população economicamente ativa.

Tudo sobre dor na lombar

• 4 min de leitura

A palavra trepanação é derivada do grego *trypanon,* que significa “furar”.  Representa uma das intervenções cirúrgicas mais antigas realizadas.

História antiga da neurocirurgia – A Trepanação Craniana

• 3 min de leitura